A classi cação I.C.C.P.* foi elaborada pelo Centre National d’ lnformation sur le Jouet -
C.N.I.J.(Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo) e o International Council of Children’s
Play - I.C.C.P (Conselho Internacional do Brincar) em 1981, a partir de observações práticas de
psicólogos, educadores e pesquisadores, sob orientação do psicólogo francês André Michelet.
A partir de um extenso estudo sobre a contribuição de brinquedos e jogos no desenvolvimento da
criança, o I.C.C.P. criou uma classi cação Psicológica e uma classi cação por Famílias de brinquedos,
avaliando, entre outros critérios, seus valores:
• funcionais: em que medida o brinquedo se adapta à criança na forma e no tamanho;
• experimentais: o que a criança pode fazer com o brinquedo;
• de estruturação: como o brinquedo contribui para a estruturação da personalidade da criança,
possibilitando o desenvolvimento da área afetiva;
• de relação: a forma pela qual o brinquedo ou jogo facilita o relacionamento com outras
crianças ou adultos.
Classi cação ICCP por famílias de Jogos:
1. Atividades Sensório-motoras
2. Atividades Físicas
3. Atividades Intelectuais
4. Representação do Mundo Técnico
5. Afetividade
6. Atividades Criativas
7. Relações Sociais
*Fonte: MICHELET , André – “Classi cação de Jogos e Brinquedos: a classi ca-
ção ICCP” - in Friedmann, Adria