segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O sistema ICCP de classificacao de brinquedos para bebes

A classi cação I.C.C.P.* foi elaborada pelo Centre National d’ lnformation sur le Jouet - C.N.I.J.(Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo) e o International Council of Children’s Play - I.C.C.P (Conselho Internacional do Brincar) em 1981, a partir de observações práticas de psicólogos, educadores e pesquisadores, sob orientação do psicólogo francês André Michelet.



A partir de um extenso estudo sobre a contribuição de brinquedos e jogos no desenvolvimento da criança, o I.C.C.P. criou uma classi cação Psicológica e uma classi cação por Famílias de brinquedos, avaliando, entre outros critérios, seus valores:

• funcionais: em que medida o brinquedo se adapta à criança na forma e no tamanho; 
• experimentais: o que a criança pode fazer com o brinquedo; 
• de estruturação: como o brinquedo contribui para a estruturação da personalidade da criança, possibilitando o desenvolvimento da área afetiva; 
• de relação: a forma pela qual o brinquedo ou jogo facilita o relacionamento com outras crianças ou adultos. 

Classi cação ICCP por famílias de Jogos: 
1. Atividades Sensório-motoras 
2. Atividades Físicas 
3. Atividades Intelectuais 
4. Representação do Mundo Técnico 
5. Afetividade 
6. Atividades Criativas 
7. Relações Sociais 


*Fonte: MICHELET , André – “Classi cação de Jogos e Brinquedos: a classi ca- ção ICCP” - in Friedmann, Adria