Brinquedos Educativos

Os brinquedos educativos desempenham papéis importantes no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, independentemente de sua idade, proporcionando-lhes diversos benefícios especiais.
Quer saber quais são esses benefícios proporcionados aos pequenos e entender mais sobre o brinquedo educativo? Então, confira esse guia completo sobre a importância desses itens!


Promoção do desenvolvimento cognitivo


O jogo educativo auxilia no aprimoramento do intelectual da criança, além de melhorar e estimular sua memória, raciocínio lógico e capacidade de concentração e observação.
Isso causa impactos positivos principalmente na fase de aprendizado, fazendo com que a criança tenha mais facilidade para adquirir e aplicar conhecimentos tanto na sala de aula como fora dela.


Melhor sociabilidade

Os brinquedos educativos melhoram a sociabilidade da criança, assim como sua capacidade de interação, sobretudo no caso de jogos que são realizados em dupla ou grupo.
Nesse caso, o brinquedo educativo promove o senso de colaboração na criança, além de estimular o relacionamento com companheiros de jogo, facilitando a formação de novas amizades.
Ademais, a criança aprende alguns valores sociais importantes para sua formação pessoal, como o respeito ao próximo e às regras, ajudando a passar esses conceitos para os pequenos desde cedo.


Benefícios diferenciados dos brinquedos educativos

Além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo e social, os brinquedos educativos proporcionam outros benefícios diferenciados para os pequenos. Um deles é a melhor e mais rápida assimilação de informações.
Esse resultado é obtido porque o jogo educativo torna a aquisição de conhecimentos mais lúdica e divertida, prendendo a atenção das crianças e despertando seu interesse pelo assunto.
Justamente por isso o brinquedo educativo é considerado ótimo recurso didático para facilitar a aquisição de conhecimentos pelas crianças, seja em sala de aula ou em casa.
Ao incentivar o uso de brinquedos educativos pelas crianças também é possível desenvolver nelas habilidades específicas, como a competitividade e criatividade.
E não é só isso! O jogo educativo ainda proporciona um benefício especial para as crianças: o desenvolvimento da coordenação motora. Isso é possível sobretudo no caso de brinquedos que exigem o encaixe de peças ou a construção de objetos.

Quando utilizar o brinquedo educativo?

Os brinquedos educativos podem ser utilizados desde a fase de alfabetização da criança. Nesse caso, existe a possibilidade de usar os jogos tanto em casa como na escola, ajudando na formação educacional dos pequenos.
Inserir o jogo educativo no dia a dia da criança é simples, basta estimular seu interesse por esse tipo de brinquedo, demonstrando que pode ser tão divertido quanto jogos tradicionais.
Em casa, os pais podem substituir atividades básicas, como assistir à televisão e utilizar o computador, por jogos educativos, podendo até mesmo brincar com eles. Essa é uma forma dos pais auxiliarem no desenvolvimento do filho e ainda melhorarem seus vínculos com ele.
Já na sala de aula, o professor pode fazer uso do brinquedo educativo quando terminar de explicar a parte teórica de uma matéria, utilizando-o como forma de fixação do conteúdo.


Escolhendo os brinquedos educativos

O momento da escolha do brinquedo educativo sempre gera dúvidas. Afinal, qual seria a melhor opção para a criança? Uma forma simples de resolver isso é escolher brinquedos de acordo com a idade dos pequenos.
Assim, garante-se a compra de jogos adequados à criança, algo que não seja muito complexo para sua compreensão. Ademais, reduz-se a chance de investir num jogo com peças inadequadas, o que pode provocar acidentes.
Outra dica é escolher o brinquedo educativo levando em consideração o que a criança aprende atualmente na escola. Desse modo, dá para utilizar o jogo como um complemento na educação e formação da criança, estimulando a aquisição de conhecimentos fora da escola e de maneira lúdica.


Opções de jogos educativos

São várias as opções de jogos educativos disponíveis. Há desde as clássicas peças de encaixe, que ajudam a criança a montar objetos, até brinquedos criados para desenvolver a cognição e motricidade, como o Cubo Educativo e o Painel Psicomotor.
Outras ótimas sugestões de brinquedos educativos são o Quebra-cabeça de Divisão Silábica, o Soletrando e o Alfabeto Ilustrado, opções que auxiliam no letramento e alfabetização das crianças.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário